cascavel@atitudeadm.com.br

Plantão: (45) 99846-3736

(45) 98822-6784

(45) 3326-1984

Dicas de Etiqueta em Assembleias

A convivência humana é complicada, não é mesmo? Mas é possível viver em comunidade de forma tranquila e saudável.

Abaixo iremos reunir algumas das principais dicas de etiqueta que poderão melhorar a convivência dentro de um condomínio, gerando um ambiente mais harmonioso e tranquilo. Essas dicas são específicas para a boa convivência dentro de uma reunião de assembleia condominial.

Pratique empatia e gentileza

Em reunião de assembleia, escute o que seu vizinho está falando. Se você não concordar, procure discordar da ideia e não da pessoa. É importante separar a ideia e proposta da pessoa, para não criar rixas.

Diferenças de personalidade e estilos de vida é mais do que normal, não podemos querer que todos sejam iguais a nós. O que podemos manter é o respeito e não “invadir” o espaço, ou seja, a privacidade do outro.

Evite conflitos desnecessários

Se uma discussão virar agressão, tome a iniciativa de “esfriar” o clima, não alimentando um clima violento. Se necessário, peça ao presidente da mesa que registre seu ponto-de-vista ou sua queixa.

Lembre-se de que a assembleia é um espaço público, não é uma ocasião para “lavar roupa suja” a qualquer custo. Podem motivar até processos por calúnia e danos morais: constrangimento público, denúncias sem provas, informações baseadas em boatos.

Não proponha ideias contra a convenção

Procure conhecer o Regulamento Interno e a Convenção do condomínio. Assim, você evita propor ideias contrárias a essas normas.

Evite o discurso prolixo

Quanto mais todos forem objetivos em suas colocações, evitando “monólogos” durante a reunião, mais facilmente os trabalhos serão concluídos em horário hábil.

Seja pontual

Tente cumprir os horários de início das reuniões, para que a sessão não seja suspensa por falta de quórum, e para que os trabalhos não se estendam tornando-se cansativos.

Do mesmo modo, pegando a reunião do início, você evita voltar a questões que já foram debatidas na sua ausência.

Além disso, vale a pena lembrar que cada população e região tem seus hábitos e cultura próprios, então vale readequar os hábitos ao contexto em que se inserem.

Evite fofoca

Além de ser uma prática ruim, a fofoca pode realmente distanciar as pessoas e ocasionar péssimos ambientes de convivência. Se feita durante uma reunião, pior ainda, pois distancia as pessoas do foco principal e o ambiente deixa de ser saudável e pacífico.

Bônus: Manual online de etiqueta para reuniões virtuais

Pensando na pandemia de coronavírus onde muitos segmentos tiveram de se readequar a uma nova realidade, trouxemos a você as principais dicas para tornar a reunião de assembleia virtual um espaço mais saudável.

  1. Comunicação clara e objetiva, sempre. Informe a todos sobre datas, plataformas e horários que ocorrerá a reunião. Se possível, disponibilize um mini guia de acesso.
  2. Teste e preparação prévia dos recursos. É muito comum ocorrerem falhas de acesso, então nada mais certo do que testar a conexão de internet, o computador e o software antes de ter um problema na hora da reunião.
  3. Se você for o host (anfitrião) comece com antecedência. Caso você seja o responsável por abrir a sala virtual, lembre-se de conectar com pelo menos 5 minutos de antecedência. Conectar-se na hora pode gerar uma sensação de atraso.
  4. Procure utilizar roupas adequadas e transmitir de um local tranquilo. Não é preciso dizer que o respeito e cidadania devem ser o cerne de uma reunião, ainda que online, certo? Outro ponto importante é procurar um lugar tranquilo para não se distrair ou sofrer interrupção.
  5. Use equipamentos que facilitem a interação. Sempre que possível opte por usar um microfone de lapela, fone de ouvido com microfone ou equipamento similar que capte somente a sua voz, sem gerar muito eco ou atraso. Caso sua câmera do computador não ajude a transmitir bem, opte por modelos externos.
  6. Não interrompa o apresentador. Use recursos como “levantar as mãos” que hoje são presentes em softwares como Google Meet ou Zoom.